12 de abril de 2015

The Mentalist



http://images2.fanpop.com/images/photos/8500000/the-mentalist-the-mentalist-8522362-1280-800.jpg 
The Mentalist 
Criador: Bruno Heller
Produtores: Bruno Heller, Charles Goldstein e David Nutter
Elenco: Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti e Owain Yeoman
Transmissão: 23 de Setembro de 2008 - 18 de Fevereiro de 2015
Temporadas: 7


The Mentalist (O Mentalista, no Brasil) é um seriado policial estadunidense. Atualmente séries policiais ocupam um grande espaço nas séries televisivas e em filmes também, achar algo que possa fazer a diferença é realmente complicado. Eu assisto séries policiais em uma grande quantidade, a resolução de crimes e perseguições policiais costumam fazer parte do que eu gosto de assistir e admirar.

Para começar bem iremos ao significado de mentalista: pessoa que usa acuidade mental, hipnose e/ou sugestão. Um mestre na manipulação de pensamentos e comportamentos. Entendeu? Bem, com esse significado dá para imaginar que a série tem seu lado meio vigarista que parte exatamente do protagonista Patrick Jane.

A série narra a história de Patrick Jane, consultor da Agência de Investigação da Califórnia. O protagonista utilizada de suas habilidades e conhecimentos para ganhar a vida em seu emprego como médium até que um serial killer assassina sua mulher e filha como vingança de um ato de Patrick. Com esse acontecimento, Patrick Jane abandona seu antigo emprego e se junta a CBI (ou AIC) para achar culpados de crimes e encontrar sua vingança.

O vilão da série, Red John, culmina um arco da série. Durante os episódios e principamente nos últimos episódios de alguma temporada, Red John e Patrick Jane movimentam toda estrutura da série numa caçada mental, ambos são muitos inteligentes e fazem da série uma jogada espetacular de mentes.

http://mentalist.informe.com/gallery/302-2/The_mentalist_3_380.jpg 

O estilo da série segue o roteiro de muitas séries policiais tendo cada dia um caso e a diferença está no arco Red John que perdura quase a série inteira. E entra na lista dos melhores serial killers das séries e garanto que o número de teorias que você irá criar durante a série será enorme. Fãs e fãs fizeram teorias, duvidaram e ficaram loucos com a possibilidade de descobrir quem é Red John.

O tema mais forte de toda série é realmente vingança. Patrick Jane arrisca tudo e todos a sua volta para poder obter sua vingança, inclusive ele não se importaria de morrer se isso significasse a morte de Red John, sua própria vida ficou em segundo plano e os episódios que expõe seu drama e a profundidade de sua dor são excelentes.

A série se equilibra muito com a presença da chefe da CBI, Teresa Lisbon, enquanto Patrick utiliza suas habilidades de maneira inconsequente ela está sempre colocando tudo no lugar e fazendo o máximo para chegar a uma resolução. A personalidade de ambos é a parte mais divertida da série.

Aliás, essa série é muito divertida. Patrick Jane e Teresa Lisbon protagonizam uma dupla super divertida, ela é direta e ele cheio de humor sem se preocupar muito com as consequências de seus atos e como isso pode afetar a investigação.


Personagens:

Patrick Jane (Ator: Simon Baker)

http://vignette1.wikia.nocookie.net/thementalist/images/1/1c/Simon_baker_thema.jpg/revision/latest?cb=20120220164145&path-prefix=deO protagonista da série The Mentalist ganhava a vida como um vidente mas, depois que o serial killer Red John assassinou sua mulher e filha em retaliação por ter sido zombado por Jane em um programa de TV, admite que era uma fraude. Agora Jane trabalha como consultor na CBI (California Bureau the Investigation). Apesar de um pouco excêntrico, ele é muito inteligente e perspicaz e ajuda a resolver os casos que estão sendo investigados. Essas características o fizeram ganhar a amizade de seus colegas, no entanto por ser fechado e infantil, acaba os irritando por vezes. Outra característica relevante em Jane é o fato dele amar chá, aparecendo quase sempre com uma xícara em mãos. Ele também mostra um lado mais obscuro quando se trata de Red John: ao lidar com o assassino, o detetive assume uma personalidade mais vingativa, deixando claro até para seus colegas de equipe seu desejo de desforra.





Teresa Lisbon (Atriz: Robin Tunney)


https://blackspotbox.files.wordpress.com/2011/04/rt.jpg
Embora Patrick às vezes a irrite com o seu comportamento anormal, ela o vê como um membro valioso para a equipe e vai apoiá-lo em algumas de suas teorias mais inusitadas. Sua mãe morreu em um acidente de carro, no qual o outro motorista estava bêbado. Lisbon ficou cuidando de seus três irmãos e de seu pai, que tornou-se alcoólatra após a morte da esposa. Sua equipe foi responsável pelo caso Red John, até o agente Sam Bosco tornar-se o diretor do novo Serial Crimes Unit, que assumiu a responsabilidade pela captura de Red John. Ela e Sam Bosco - mentor de Lisbon, quando ela era um agente júnior - partilham um segredo obscuro.









Kimball Cho (Ator: Tim Kang)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/07/Kimball_Cho.jpg
Muitas vezes retratado como mão direita de Jane, parece ser o mais próximo dele, muitas vezes pedindo ajuda para encontrar provas, apesar de ele não ficar irritado com o hábito de Jane de não lhe dizer tudo o que sabe sobre o caso. Cho tem um senso de humor seco. Provavelmente o mais prático e realista do grupo, ele é muitas vezes o único que vê os truques de Jane. Quando Jane diz à Van Pelt que ele estava movendo um palito com telecinese, Cho diz simplesmente: "Ele está soprando sobre ele." Ele esteve no reformatório antes de servir nas forças armadas e, em seguida, a adesão à CBI. Ele foi secretamente chamado "Ernie" pela equipe de Bosco, que também se refere à Rigsby como "Bert". Ele estava em um grupo chamado Avon Park Playboys antes de ser um policial.





Grace Van Pelt (Atriz: Amanda Righetti)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/27/Grace_Van_Pelt.jpg A mais nova membro da CBI, muitas vezes fazendo a pesquisa para outros membros. Ela tem uma profunda crença na religião e discute com Patrick toda vez que ele rejeita ou faz algo que ela considera como moralmente ou religiosamente inadequado. Van Pelt envolveu-se secretamente com Rigsby, depois de meses de relutância, devido à regulamentação que proíbe relações amorosas entre os agentes. Ela é muito rigorosa, organizada (Jane deduz durante a primeira temporada que isso acontece porque ela está escondendo algum trauma emocional profundo) e um pouco tensa, mas, em geral, é uma adição muito valiosa para a equipe. 







Wayne Rigsby (Ator: Owain Yeoman)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/1/11/Wayne_Rigsby.jpgEspecialista em incêndios criminosos, ele desenvolve fortes sentimentos por Grace Van Pelt e tende a ser superprotetor com ela. Ele inicialmente não falava sobre eles, como o romance entre os agentes é contra os regulamentos, mas os dois aceitaram seus sentimentos e passaram a ver um ao outro secretamente. Ele é um bom amigo de Jane, no entanto, como os outros, muitas vezes é aborrecido por ele. Ele tem uma boa amizade com Cho. Seu pai pertencia a uma gangue de motociclistas, o que o levou a desenvolver aversão a esse tipo de grupo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

  1. Foi uma série com um elenco de qualidade, embora a história não parece muito atraente. O personagem principal faz-me lembrar a série atual protaginista da série HBO O Hipnotizador, uma história cheia de mistério, para revelar através hipnsis segredos e memórias esquecidas.

    ResponderExcluir