21 de janeiro de 2015

O Grande Ivan



 http://www.ncirado.com.br/media/upload/livro/livro/o-grande-ivan-frente.jpg.1000x1353_q85_crop.jpg
O Grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
Editora #Irado
Número de Páginas: 288
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar? 

Minha Opinião: Comovente. É a palavra que define esse livro.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, Ivan, um gorila de costas cinza-prateadas que está há 27 anos preso num circo dentro de um shopping. O gorila tem seu jeito engraçado e simples de contar a história e entramos nos seus pensamentos, principalmente, quando ele descreve e fala sobre o comportamento humano.

Essa é uma das coisas mais belas sobre o livro. Ivan sempre analisa o comportamento humano e o compara ao do gorila, isso pode parecer um pouco banal, mas é interessante a inteligência por trás das comparações, o questionamento, uma leve critica e a análise.
Durante todo o livro a maior perspectiva que Ivan nos deixa é quanto os humanos gostam de complicar as coisas e tudo é tão simples.

Numa grande simplicidade, somos apresentados as condições do gorila: sem lembranças de seu passado, rotina do dia-a-dia no shopping, seguindo ordens do seu dono e preso. Os capítulos são curtos, não há um número excessivo de descrições, a leitura é rápida, podendo ser terminado em um dia. Há também belas ilustrações em preto-e-branco que o tornou muito mais bonito que já é.

Ivan tem dois amigos: Bob, um cachorro vira-lata e Stella, uma elefanta idosa que mora na jaula ao lado. A amizade desses três é o segundo ponto mais alto da narrativa, eles se preocupam um com o outro de uma forma tão natural e bela, sem desafiar seu dono, sem desafiar ninguém, apenas preocupação genuína.

Até que Ruby, um filhote de elefante, chega ao circo e temos o ponto mais alto do livro, porque assim como uma criança Ruby é ingênua, inocente e doce. Seu jeitinho é contagiante e assim Ivan começa a questionar se aquele lugar era propicio para sua nova amiga. Se ela estava condenada passar o resto de sua vida como ele.

O livro é em capa dura e letras brilhantes fazendo um brinde a amizade. A capacidade de extrair apenas a companhia um do outro, a preocupação sobre o dia seguinte, sobre o agora e Katherine Applegate nos trouxe algo maravilhoso em seus personagens animais: Humanidade.

A liberdade também é muito citada no livro e nos faz questionar o tanto que mantemos animais em zoológicos ou adestramos para ficar dentro de nossos requisitos de diversão. Enquanto prezamos a nossa liberdade e deixamos as dos animais de lado.

Amizade, liberdade e humanidade. Três palavras que destacam tão bem esse livro que é baseado numa história real. Ivan está cravado no meu coração como a bela história infantil de que nunca esquecerei.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário