17 de dezembro de 2015

Filme: No Coração do Mar



No Coração do Mar
Direção: Ron Howard
Protagonistas: Chris Hemsworth, Benjamin Walker, Ben Whishaw, Brendan Gleeson
Duração: 2h2min
Gênero: Aventura
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.



SPOILER ABAIXO




Quando Herman Melville acredita ter encontrado a história que mudaria sua carreira literária para sempre, ele decide procurar o único ainda vivo e sobrevivente do navio Essex que naufragou durante uma viagem. Mas por trás dessa história há boatos que uma baleia afundou o navio o que leva Herman ir conversar com esse sobrevivente e conhecer a verdadeira história que assombra seus pensamentos.

É preciso lembrar que naquela época se caçavam baleias para utilizar o óleo para ter fogo. O que é bem explicado durante o filme e justifica (na história em si) o fato de caçaram esses animais.

É quando conhecemos, junto com Herman, Owen Chase e George Pollard dois homens que partem em busca de baleias. Owen está insatisfeito porque é pobre, mas conseguiu feitos que nenhum outro capitão conseguiu e lhe prometeram ser capitão da próxima viagem que iria fazer. George Pollard é conhecido por uma família de baleeiros e será o capitão do navio Essex que embarcará Owen como seu parceiro.

Nessa viagem, os dois homens não conseguem aceitar suas diferenças no comando do navio e na vida de ambos, o que torna a tensão dentro da viagem que pode durar anos extremamente palpável.

Quando enfim entramos na história e começamos a perceber para onde seremos levados você embarca no filme, totalmente. Para os que já leram Moby Dick (como eu) ou o livro que conta essa história em fatos reais de mesmo nome do filme, consegue sentir naquela aventura e a possibilidade de problemas que encontrará.

Os efeitos são extremamente bem feitos, o 3D do filme nas cenas embaixo da água é impecável. A sensação de se estar nadando naquelas águas chega a nos fazer prender a respiração. 

E as baleias? Que show! A baleia branca que assombra a vida dessas pessoas que tentaram caça-la é quase como imaginar sua racionalidade, seus olhos levantam sob a água para observar os caçadores e sua cauda bate para virar barcos.

Os acontecimentos que levam essas pessoas terem que sobreviver é chocante. Desde a falta de comida, água, canibalismo e as apostas para quem conseguiria viver até o outro dia. 

Um filme espetacular com efeitos excelentes, imersão e ainda uma lição sobre sobrevivência e fé inestimável para o amanhã.

Acima de tudo, o filme mostra um pensamento intrigante sobre como os homens acreditam estar acima de tudo inclusive da natureza e dos animais. Na verdade, os frágeis somos nós.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa! Tudo bem? Esse filme parece ser ótimo e tem o Chris Hemsworth no elenco, né? Mais um motivo para vê-lo! rs

    Feliz natal!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente amei o filme! Sim, ver o Chris ajuda muito.

      Feliz Ano novo

      Abraço

      Excluir
  3. Vi o trailer desse filme e fiquei morrendo de vontade de assisti-lo, mas minha amiga viu e disse que não gostou muito então nem sei mais...

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu havia lido Moby Dick acho que isso colabora. Os efeitos e a história é muito boa. Dá uma chance ;)

      Excluir
  4. Olá,
    Apesar de seus elogios ao filme, é um filme que eu não tenho vontade de assistir. Não gosto muito de filmes assim, no mar. Por isso acho que não vou ver.
    Feliz Natal!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. O elenco é maravilhoso, o melhor. Em suma, "No Coração do Mar " é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir