13 de novembro de 2015

Fragmentados



Fragmentados
Autor: Neal Shusterman
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 320
Onde Comprar:Saraiva/Submarino
Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .



Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.


Minha Opinião: Distopias e distopias estão enchendo prateleiras em todas as livrarias e a pergunta principal é: Qual vale a pena ler? E meu amigo depois que você me pergunta isso a resposta é rápida e segura. VOCÊ PRECISA LER FRAGMENTADOS.

Depois de uma Segunda Guerra Civil também conhecida como Guerra de Heartland, depois de várias mortes, conflitos e tristezas para todos os lados foi finalmente criado a "Lei da Vida"

A Lei da Vida propõe que uma criança é protegida até que complete 13 anos, a partir daí até os 17 anos se os pais decidirem que não querem mais seus filhos, eles podem mandar as crianças para a fragmentação. A criança ou adolescente passa por uma retirada de órgãos ainda vida e cortada em pedaços para doar para alguém que precise. Há uma crença que um fragmentado continua vivo em vários pedaços e ainda está ajudando alguém que realmente precisa desses órgãos.

É claro que essa lei funciona para os pais que acreditam que seus filhos são desajustados na sociedade e que esse é o melhor caminho para eles continuarem vivos e ajudando alguém.

A história se inicia com três jovens, Connor, Rise e Lev, que sofrem do destino de irem para a fragmentação. Mas os jovens não querem aceitar esse destino cruel e mais ainda querem acreditar que podem fugir desse sistema. Connor, Rise e Lev narram suas vidas e como chegaram ao ponto de caírem nesse sistema e o autor não decepciona nesses personagens em momento algum, deixando capítulos intercalados para cada um contar sua história e ter a chance de expor sua opinião sobre o sistema.

O autor, Neal Shusterman, traz na sua distopia questões de nossa sociedade e aborda de forma ampla todas as opções de uma pessoa que decide se virar contra um governo.

A narrativa é ágil, viciante e o mundo criado é medonho, aterrorizador e perfeito. Não me perdi, não fiquei sem entender, tudo está colado e o mundo parece verossímil demais. Os personagens se destacam dentro dessa obra e os sentimentos também.

Raiva e compaixão torna esse livro espetacular. Raiva pelo sistema e a sociedade, compaixão pelos jovens que estão perdendo suas vidas porque adultos pensam que essa é uma causa maior. A luta por liberdade é tão extensa nesse livro que me trouxe tantas filosofias de vida que ficaria muito extenso em expor tudo aqui.

Uma leitura altamente recomendada! Amando distopias!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

  1. Eu amei esse livro. Ele realmente causa essas sensações no leitor. Realmente Fragmentados é viciante. Eu amooo!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir