29 de outubro de 2015

Bom Dia, Sr. Mandela



Bom Dia, Sr. Mandela
Autora: Zelda la Grange
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 432 
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

Minha Opinião: Bom Dia, Sr. Mandela não um livro sobre a vida do Mandela, se é isso que espera melhor procurar outro livro. Entretanto não posso ofuscar a importância desse livro para alguém que gostaria de saber um pouquinho sobre ele e como Zelda la Grange mudou seus conceito de vida através do aprendizado de um grande homem.

Mandela fez da sua vida uma missão para tornar o mundo um lugar melhor com suas lições de vida, suas palavras sobre preconceito e seu amor incondicional aos que precisavam. Zelda la Grange narrou em seu livro a história da sua vida, um pouco da história de Nelson Mandela e um pouco da história da África do Sul.

E o mais forte sobre essa obra é o preconceito. As notícias na televisão, jornais e todas as mídias que vemos todos os dias não conseguem demonstrar nem uma gota de como esse sentimento opressor ainda afeta um país inteiro e nesse livro você é capaz de perceber as proporções que esse fato leva e como o preconceito vira violência e coisas bem piores.

Zelda la Grange foi a secretária pessoal de Mandela e conta em seu livro como sua vida mudou ao conhecer esse homem. A autora foi criada no apartheid e acreditava fortemente na supremacia branca, sua família inteira acreditava que os negros não tinham lugar no mundo e ela viveu isso sua infância e adolescência até que Nelson Mandela se tornou o Presidente Nelson Mandela.

Quando isso ocorreu, Zelda foi trabalhar como secretária pessoal de homem que ela e sua família consideravam terrorista e então a vida dela mudou para sempre, porque o que ela encontrou nesse homem ela nunca mais poderia esquecer.

Por ser um livro de biografia, imaginei que a história seria arrastada e enfadonha como acontece com muitos biografias publicadas, mas não foi o caso. A autora entrega sua história sem enrolação e com as belas mensagens que aprendeu com seu professor e mentor Mandela.

A Editora Novo Conceito como sempre caprichou na edição desse livro, realmente as letras estão com uma fonte muito boa e a capa achei perfeita. Não há destaque em ninguém, apenas a mãos de Zelda segurando carinhosamente a mão de Mandela (não sei se é real ou uma representação).

Bom Dia, Sr. Mandela é uma das mais comoventes, belas e perfeitas biografias que já tive oportunidade de ler. É uma história sobre valores e como através do amor podemos proporcionar um mundo melhor para todos, lições que Zelda aprendeu e tenho certeza, nunca mais esqueceu.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Gostei! Achei interessante justamente por não ser uma total "biografia" sobre o Mandela e introduzir um pouco de cultura aí né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parece ser um livro muito bacana e enriquecedor, fiquei curiosa pela leitura. Até porque a história de vida desse homem é inspiradora.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Gostei bastante da dica! Deve ser incrível conhecer mais sobre essa figura icônica.
    Bem bacana o post!

    Ate mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir