11 de maio de 2015

A Importância Fundamental de Chris Redfield na série Resident Evil




Chris Redfield em Resident Evil 1

Ok, parece estranho começar falar de RE falando do Chris. A maioria dos jogadores e as próprias pessoas relacionam o jogo com Leon (o cara é demais, MAS eu sou mais o Chris), não tiro o mérito de ninguém e nem estou aqui para discutir sobre o melhor personagem.

Resident Evil revolucionou o mundo dos vídeos games, o survival horror que causavam arrepios e deixava marmanjo sem sono e com pesadelos, a série que trouxe a CAPCOM para o mundo do horror e que a constatou num patamar alto se iniciou numa floresta em 24 de julho de 1998 quando uma equipe foi procurar uma outra equipe que procurava a causa para os assassinatos de aos redores de Raccon City (todo mundo sabe disso, se não sabe vai jogar).

Chris e Jill foram os primeiros protagonistas de Resident Evil e também Jill uma das que mais apareceu na série e outros jogos da Capcom. Chris inicialmente é um personagem vazio, apesar de contemplarmos sua narração e o início de tudo ele parecia mais um complemento masculino da série do que o personagem em si o que levou a CAPCOM fazer mais séries com a Jill do que o Chris.

Chris Redfield em Resident Evil 5
Só vamos desvendando sobre ele aos olhos de Claire e da própria Jill. Chris é maduro, inteligente e resistente, mas ainda assim tudo parecia vazio ao seu redor, apenas em Resident  Evil 5 (considerado o pior da série) vamos entender quem é Chris Redfield.

Há uma espécie de amargura em Chris que ele carrega após os eventos do Resident Evil 1 e apesar de não ser confirmado pelos criadores isso também é relacionado a Jill Valentine. Ao analisarmos os eventos do quinto jogo da série não sabemos definir bem o que definha o personagem se é amizade ou amor pela Jill. Em Resident Evil Revelations Jessica tentou chamar a atenção dele em todo momento, mas sua atenção era sobre Jill e o mesmo se repetiu em Resident Evil 5.

Já em Resident Evil 6, Chris tem um apelo psicológico e ele é Piers Nivans. A importância do Piers para o Chris é tão grande que o final da cronologia da história dos dois foi determinado por Piers e não por Chris.

Chris Redfield em Resident Evil 6
Beleza, Vanessa, mas e aí? O que faz de Chris Redfield tão importante? Estar na saga como o primeiro protagonista não o faz melhor do que o Leon nem essencial para a história.

Concordo com você, mas também discordo. Chris e Jill são partes das lembranças do que era o Resident Evil para o que se tornou e acima de tudo Chris nos traz para o que nos aproxima de todo o ser humano: sentimentos.

Seja de angústia, medo, coragem, amor, ressentimento e culpa. O que faz de Chris Redfield tão essencial para a história de Resident Evil são seus sentimentos que nos traz tão de perto a complexidade do ser humano, ele não é um mero personagem ele é um ser humano e por assim ser suas metas e dores nos fazem querer saber o que será dele. O que será de nós amanhã? Chris não sabe, você não sabe, mas até descobrirmos iremos mergulhar no oceano de sentimentos que nos tornam quem somos.




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário