28 de outubro de 2013

O Poder da Espada



O Poder da Espada
O Poder da Espada
Autor: Joe Abercrombie
Editora Arqueiro
Número de Páginas: 480
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.

Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.

Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.

Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.



Minha Opinião: Quando se fala em livro fantásticos com temática medieval o primeiro livro que vem na mente dos leitores é Guerra dos Tronos e não podemos negar que sim é uma obra de ótima qualidade e o que falar de um livro medieval recomendado pelo próprio autor de Guerra dos Tronos.
As coisas começam a mudar, certo? Bem, depois de ler O Poder da Espada entendi um pouco sobre complexidade de personagens que nunca havia visto em livro algum, apesar de Guerra dos Tronos ter personagens complexos ele tem um defeito: se o personagem é bom ele também é burro e se o personagem é ruim ele também é esperto.

Em O Poder da Espada não podemos classificar personagens por bom ou mal, cada um vive o que pode da maneira que acha possível, algumas escolhas os definem como bons e outras como más, tudo parte da visão do leitor sobre as ações dos personagens.

O mais desenvolvido durante a trama foi Sand dan Glokta. Personagens de múltiplas facetas que desenvolve um papel funcional e de alta importância para todos os fatos que ocorrem durante a trama. A história se passa sob 3 pontos de vistas: Longen, um guerreiro nórdico que lutou muitas batalhas e quer apenas viver em paz; Glokta um antigo veterano de guerra que passou anos sob tortura e trabalha como inquisitor; e Jezal um capitão arrogante, mulherengo e que treina para ser um dos melhores espadachins.

No contexto final nenhum personagem poderia ter passado por maior transformação, todos passaram pelo arco do personagem de forma extremamente guiada pelo autor. Durante o desenvolvimento a história passa por diversos cenários e não podemos entender por onde estamos sendo guiados, apenas esperamos pelo que o autor pode nos fornecer.

Um livro sobre intrigas com humor e magia, um livro além de todas as opções de fantasia. Uma história sangrenta, com batalhas bem descritas e personagens que vão além das páginas.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. É a segunda resenha positiva que leio dessa trama, mas saber que é uma série me desanima...

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não é o estilo literário que eu costumo ler, mas é uma boa aposta. Ótima resenha ;)

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir