26 de janeiro de 2013

Herdeiro dos Sonhos



Herdeiro dos Sonhos
Herdeiro dos Sonhos
Autor: Matheus Borges Teixeira
Editora Novo Século
Número de Páginas: 368
Onde Comprar:Saraiva/Submarino
Sinopse: Após a tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto tenta descobrir quem é e o que ele tem que fazer, suas ações irão revelar segredos escondidos por milhares de anos. Por conta de uma seqüência de acontecimentos misteriosos e sombrios, a vida de várias pessoas mudará para sempre quando se envolverem no despertar do mais sombrio e profundo segredo da cidade. Herdeiro dos Sonhos é uma narrativa fantástica que leva o leitor a ponderar sobre a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Aos poucos o autor mostra como a vida de diversas pessoas pode mudar completamente ao se envolverem e como elas podem se complementar. Pode não haver um propósito nas dificuldades que acontecem, porém a verdadeira força e capacidade de fazer a diferença está no modo de enfrentá-las, pois não importa o que você é, mas sim o que pode fazer.

Minha Opinião: Esse é o primeiro livro do autor parceiro Matheus Borges Teixeira, a primeira coisa que sempre direi sobre esse livro é a capa, sim, é uma capa muito bem desenhada e até reflete as personalidades dos personagens na história.

A história se inicia quando uma tempestade abate uma grande parte de uma pequena cidade fazendo assim surgir uma ilha e um rapaz inconsciente que não se lembra de nada. Praticamente a premissa da história gira em torno desse rapaz e as perguntas que vão surgindo durante o livro vão sendo respondidas conforme o próprio personagem vai adquirindo conhecimentos sobre seu passado.

A trama gira em torno de adolescentes, existem muitos adolescentes na história, muitos personagens também. A única coisa que atrapalha um pouco a leitura são dois personagens de nomes parecidos, pois como são muitos personagens e dois com nomes parecidos ficou um pouco confuso. Lucas e Luiz.

O ponto alto da trama é exatamente esse número de personagens e a alternância de pontos de vistas, podemos ver várias situações por diferentes personagens e confesso que gostei muito da Aline e também da doutora Carvalho. São duas mulheres fortes que realçam um pouco a vida feminina sem deixar de ser forte e corajosa do que apenas sensível.

A investigação e os casos me lembra muito aqueles seriados como CSI e Bones, a descrição do corpo me lembra Bones pelas cenas sangrentas e a investigação em si lembra muito CSI, não sei se o autor tem referência nisso, mas é possível notar.

Não me atrapalhei com os flashbacks eles explicam muitas coisas durante a trama e realmente tudo é muito bem colocado para que não exista esse problema. O único problema, talvez, seja que algumas parte o narrador conta os acontecimentos e isso arrasta a leitura.

Por exemplo, nas cenas de luta, consigo visualizar algumas cenas, mas a maioria dela é apenas contado que alguém bateu em alguém, a cena não surge em minha mente. Nada que não possa ser trabalhado no futuro, as referências a literatura fantástica e a trama que o autor criou são muito boas então ele pecou apenas nessa parte mesmo e um pouco na cidade, pois em momento algum soube em que lugar se passava a história.

Com uma trama, personagens e cenas muito bem trabalhadas, Matheus apresenta sua própria mitologia e história de diferentes pontos de vista. Uma leitura divertida e chocante que vale a pena conferir.








←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Oie Vanessa! Que bom que gostou... a Capa, agradeço a Celtic Botan... o trabalho dela ficou realmente maravilhoso!

    Sobre os nomes, o pessoal em geral tem reclamado um pouco de ficar perdido com o número de personagens, mas os nomes parecidos foi a primeira vez ehehehe mas dá um desconto vai, Lucas e Luiz não é parecido ;)

    Sobre a ordem das cenas, é muito ver uma opinião positiva! Em geral o pessoal reclama que fica perdido, e eu até entendo, não é uma forma muito "comum" de estruturar um livro. Talvez em um filme ficasse melhor ;)

    Quanto as influências em C.S.I. foi BINGO. De fato praticamente toda a parte de investigação foi inspirada no seriado, embora as partes sangrentas tenham vindo mais de Se7en - Sete Pecados Capitais, pois não conheço muito Bones (só o Boreanaz =D)

    Nas cenas de luta, realmente... tenho que admitir ser bem fraco. ODEIO escrever lutas e foi um sufoco para colocar o pouco que tem... acho muito chato ler uma luta, sei lá... Soco aqui, chute lá... talvez precise ler um pouco mais livros de ação para pegar umas manhas para escrever ;)

    Muito obrigado pela resenha Vanessa! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não terminei de ler ainda, mas as impressões da Vanessa espressam bem. Sobre o ritmo do livro parecia que eu estava lendo 4 livros ao mesmo tempo até o entorno da pagina 100, o que torna interessante mas não ganha o leitor rapido. Agora passei da pagina 200 e cheguei na fase de pegar o caminho mais longo ao trabalho para continuar a ler mais um pouco, estou curiosa pelo desenrolar do entrelaçamento dos personagens.

    ResponderExcluir