7 de março de 2012

Lançamento Placebo




ficção científica ganha mais uma aliada no mercado editorial do Brasil. A Editora Canápe, sob direção de Ana Brasil, lança PLACEBO, de Paola Barros Delben, com uma história original e intrigante, sobre os monstros que criamos e os que residem dentro de nós.
O livro é um romance psicológico, com 224 páginas, que envolve questões éticas e morais com a evolução da nanotecnologia como pano de fundo. 
O relato de testemunhas de uma catástrofe mundial sem precedentes é dividido em três partes distintas nas fases do Placebo, como uma forma de ilusão com aplicações práticas e conseqüências reais.













A obra é dividida em três fases: 

 Placebo Fase 1

O relato de testemunhas de uma catástrofe sem precedentes é dividido em três partes distintas nas fases do Placebo, um termo científico explicado no prefácio, como uma forma de “ilusão” com aplicações práticas e conseqüências reais. Ângelo, um jovem singular é o primeiro narrador, descrevendo todos os eventos de um momento crítico para a raça humana, tendo de enfrentar uma epidemia descontrolada que ameaça dizimar os seres vivos da Terra, enquanto conta sua história pessoal que define sua personalidade intrigante, não de um vilão identificável, mas um homem complexo que age contra a sociedade, enquanto a analisa constantemente.Após uma busca que parecia não ter resultados, Ângelo junto com os membros de sua “sociedade de plástico”, assim chamada devida quantidade de proteção exagerada que necessitam para evitar o contágio de uma epidemia misteriosa, encontra sobreviventes de um atentado a bomba, muito debilitados, porém, com informações cruciais que podem conter a chave para a salvação da humanidade.

Envoltos com muito cuidado, todos acreditam que os sobreviventes não têm muito tempo de vida, liderados pelo doutor Carper, são logo atendidos e passam por entrevistas minuciosas, esperando obter a ajuda que servirá para o futuro de todos, mas o comandante Oliveira, o mais velho da comunidade, suspeita dos recém chegados e Cristina, uma cientista que conseguiu junto com mais seis de sua equipe encontrar o socorro, dá pistas para aguçar ainda mais as desconfianças do comandante que num ato súbito atira em um dos companheiros de Cristina, alertando que ele não é humano.

São seis Capítulos contendo a história de Ângelo, testemunha daqueles que parecem ser os últimos passos da humanidade na Terra, havendo uma substituição gradativa dos seres humanos por indivíduos artificiais, chamados "nanohumanos", compostos por nanotecnologia, desenvolvida por humanos. O progresso foi acelerado e de estruturas simples de reparo, utilizadas principalmente na medicina, logo se tornaram auto-suficientes, as nanocélulas dotadas de capacidade intelectual e armazenamento, que multiplicando-se em organismos, deu origem aos nanohumanos, seres formados a partir de humanos que se autoreparam constantemente, perpétuos e que por assimilação foram considerados causadores da praga instalada quando o mundo precisou de culpados, apontando como a principal causa das mortes a inalação de nanocélulas dispersas no ar por seres humanos.
Os eventos surpresas desta fase culminam na ligação entre as fases seguintes do Placebo.

 Placebo - fase 2
Na fase dois, assim como na primeira, dividida em 6 capítulos, Ana, uma mulher de meia idade isolada em seu apartamento, ainda devido a praga que ameaça a vida dos últimos humanos, depois de anos do acontecimento envolvendo Ângelo e Cristina, começa a questionar sua importância, condicionada a viver daquela maneira acreditando que não há mais opção. Ela desperta para as possibilidades quando avista
do alto de seu prédio um homem arriscando tudo, correndo e fugindo de seu cárcere para respirar ar puro, mas atingido por tiros por pessoas misteriosas que guardam, teoricamente, em prol da segurança da maioria.
Ana tem uma rotina contínua confortável, recebendo comida, água e todos os suprimentos necessários pra prolongar seus longos anos de solidão, dessas pessoas mascaradas que nunca falam. Ela esconde segredos e medos, e sonhos e uma infinidade de sentimentos que se projetam como realidade, confundindo o real do irreal. Na segunda fase a questão psicológica da aceitação do placebo é inserida e definida, quando em situações bizarras a mente humana encontra meios de usar artifícios para minimizar a dor.                                                             




Placebo fase 3
Seis Capítulos encerram a narrativa, desta vez em terceira pessoa, onisciente, relacionando todos os personagens anteriores, Ana, Ângelo e Cristina, esta ganhando mais destaque para que o placebo seja finalmente absorvido pelos leitores com a conclusão surpreendente.
Parte do momento em que uma mulher acorda numa sala branca, sem saídas, portas, janelas, e começa a cavar as paredes com as próprias mãos até sangrar, descobrindo que do outro lado outra mulher faz o mesmo. Elas se ajudam mutuamente e conseguem fugir, correndo por um longo corredor até uma janela iluminada de onde vozes gritam para correr e matar aqueles que se aproximam. Somente uma consegue escapar e corre sem parar, descalça por um lugar que não reconhece, encontra uma rua residencial e entra na primeira casa iluminada. Ela é recebida de forma curiosa, todos no interior da morada a encaram como se ela fosse de outro mundo. A presença desta jovem causa alvoroço e todos querem vê-la, tocá-la, admirados.
Nesta última fase as pontas soltas são emendadas, personagens retornam, ou são lembrados com a importância devida e embora nem todas as respostas sejam conclusivas, a principal questão do livro é encontrada.






A AUTORA
Paola é carioca, tem 28 anos e cursa Psicologia, já escreveu para o cinema, um longa-metragem sobre ações drásticas que a humanidade toma diante do domínio da ciência e como a identificação do genoma de indivíduos perigosos geraria transtornos. IDENTIFICADOS, uma produção totalmente independente, contou com a participação de Raul Cortez e Leão Lobo, além de elenco e técnicos que acreditaram na qualidade do roteiro. O filme está finalizado, aguardando o lançamento nos cinemas. 
Ana Brasil é agente literária, analisa os originais, com crítica e ética, sem preconceitos de estilos, visando um publico leitor exigente e aberto ao mundo da ficção, do drama, dos romances e também do Fantástico. Acredita nos trabalhos e investe em publicações de qualidade, algo que os autores reconhecem ser difícil encontrar no mercado brasileiro. 


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário