28 de outubro de 2011

Ponte para Terabítia



Ponte para Terabítia
Ponte para Terabítia
Autora: Katherine Paterson
Editora Salamandra
Número de Páginas: 160
Onde Comprar: SaraivaSubmarino
Sinopse: Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.

Minha Opinião: É realmente lindo!
Ponte par Terabítia é um livro apaixonante. Começa contando a história de Jesse Oliver, cujo seu maior sonho é se tornar o campeão de corrida da sua escola, vencendo seu maior rival Gary Fulcher. Jess treinou durante todo verão, acordando de madrugada, deixando alguns deveres pra depois e correndo por toda a propriedade de sua casa. Porém, seus planos vão por água a baixo quando Leslie Burke, uma garota recém chegando à escola e na cidade, consegue correr mais que ele e Gary junto.

Jess mora em uma pequena propriedade rural, numa pequena cidade perto de Washington. Um dos seus maiores prazeres é desenhar, mas esconde seus desenhos, pois tem muito medo de sua família e amigos ficarem rindo dele. E claro, para que seu pai, não ache que ele não é “macho” suficiente para tocar as tarefas de casa. Depois de seu pai, ele é o único garoto da família, que é composta por cinco mulheres – sua mãe e quatro irmãs, sendo duas mais velhas, Brenda e Ellie e as mais novas, Joyce Anne e sua favorita May Belle.


Leslie junto de seus pais se muda para uma velha casa perto da propriedade da família de Jess. O que eles não sabem é que a parti dessa mudança, a vida dos dois tomará rumos completamente diferentes do que eles planejavam. 

Desde a corrida, Jess, não ia com a cara de Leslie, afinal ela tinha lhe roubado o seu troféu. Mas, aos poucos, uma forte amizade vai surgindo e ela vai se mostrando uma ótima amiga para ele. E assim, brincando, eles constroem e descobrem um reino, “Feche os olhos, mas mantenha a mente bem aberta”, o de Terabítia. 

O reino é na verdade uma velha parte, inexplorada de um bosque, onde os dois passam a ser reis. Lá é um lugar mágico para os dois, porque ninguém, além dos dois, vai estar por perto para dizer o que é certo ou errado. Para chegarem ao reino, eles devem passar apenas se segurando em uma corda velha por cima de um pequeno rio, durante todas as tardes. 

Uma grande amizade vai se construindo com o tempo. Jess e Leslie passam a governar Terabítia e enfrentar os inimigos do grande reino. Quanto mais juntos, mais descobriam o verdadeiro sentido de uma amizade pura e verdadeira. Até que um dia, até então fantástico, Jess, vai passear em um museu com sua professora predileta, Srta. Edmunds, seu pequeno mundo desaba e se transforma em um verdadeiro caos. 

Um livro simples, que cativa com a história de uma verdadeira amizade. Confesso que chorei muito ao terminar o livro, foi inevitável. O livro é curto, e nos faz pensar sobre tudo ao nosso redor, ao valor de que devemos dar a quem nos ama de verdade. Sem dúvidas é uma história incrível. 

Li o livro depois de ver o filme, e não me decepcionei. O filme é tão mágico quanto o livro e é um dos meus preferidos. Poucas adaptações são tão fiéis. Em partes algumas cenas complementaram o livro, deixando uma história linda de se ver. Portanto, recomendo os dois. É realmente linda demais a história.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário