27 de setembro de 2011

Devoção



Devoção
Devoção
Autor: Dicky Hoyt e Don Yaeger
Editora Novo Conceito
Número de Páginas:208
Onde Comprar: Submarino
Sinopse: Nascido com uma tetraplegia espasmódica, Rick Hoyt foi desenganado por vários médicos, que aconselharam seus pais, Judy e Dick Hoyt, a internar seu primogênito em uma clínica. Os pais recusaram-se a tomar essa medida. Determinados a dar ao filho todas as oportunidades oferecidas a uma criança considerada “normal”, incluíam Rick em tudo o que faziam, especialmente com os outros dois irmãos, Rob e Russ.

Mas uma coisa é dentro do seu lar, o vasto mundo é outra coisa. Depois de repetidas recusas por diretores de escola que resistiam às suas tentativas de matricular o garoto, a mãe de Rick trabalhou incansavelmente para fazer passar um projeto de lei, Capítulo 766, a primeira reforma na educação especial nos EUA. Como resultado, Rick e outras crianças com deficiências físicas puderam frequentar as escolas públicas de Massachusetts. Devoção é uma história de luta, força e vitória. Vale a pena conhecer a trajetória da família que hoje é conhecida como Equipe Hoyt, pois Rick também se adaptou ao mundo esportivo e já participou de mais de 1000 corridas incluindo inúmeras maratonas e triatlos.

Minha Opinião:

 Este livro é a biografia de Dicky Hoyt e seu filho Rick. Eu não gosto de biografias, mas ao ler este livro, mudei completamente minha opinião. Leitura fácil e cativante, a história dos dois é algo tão emocionante que deixei de lado todo meu preconceito com biografias e devorei o livro em um dia. Como toda biografia, o livro conta a história de vida dos dois. Dicky nasceu numa família simples, com muitos irmãos e logo se dedicou aos esportes. Apesar de ser franzino, ele chegou a ser o capitão do time da escola e alguns anos depois se casou com a líder de torcida, Judy.
Eles queriam comprar uma casa antes de ter filhos, mas Judy acabou engravidando. Dicky tinha 21 anos quando Rick nasceu. Houve complicações no parto e ele foi estrangulado pelo cordão umbilical durante poucos minutos, mas que foram suficientes para lhe causar uma paralisia cerebral. Mesmo tão jovens e com tantos médicos os desanimando e sugerindo que eles deixassem o filho em alguma instituição, pois ele era um vegetal, eles decidiram ficar com a criança e criá-la como se ela fosse uma criança normal.
Com o passar do tempo eles viram que não era fácil ter um filho deficiente, Rick não sentava como os outros bebês e nunca chorava ou falava algo, somente tinha espasmos, mas seus grandes olhos e seu sorriso animavam os pais.
Dicky nesta época trabalhava para o serviço militar e boa parte do tempo quem cuidava de Rick era sua mãe, Judy. E tudo foi difícil na vida deles, após alguns anos eles decidiram ter mais um filho, que nasceu saudável e logo veio mais um. Enquanto os outros meninos facilmente eram matriculados na escola, Judy e Dicky tinham uma dificuldade imensa para matricular Rick, pois na década de 60/70 os deficientes não tinham muitas opções e acabavam ficando trancafiados num instituto, em suas casas, ou em escolas para deficientes. Só que estas escolas não tinham como dar toda a atenção que um deficiente precisava e o ensino era fraco.
Mas os dois foram firmes e fortes e mudaram leis, batalharam para que Rick tivesse uma vida normal, como qualquer criança de sua idade e provaram que ele era inteligente.
Em 1977, Rick pediu para participar de uma corrida em homenagem a Jimmy Banacos, um atleta que ficou tetraplégico durante um jogo, quando bateu em outro jogador e quebrou o pescoço. No começo Dicky achou que Rick ia correr com seu treinador, mas Dicky ficou emocionado quando Rick digitou que queria correr com seu pai. 
Dicky não corria há muito tempo, mas essa era a oportunidade perfeita para os dois ficarem mais próximos e ele topou. A primeira corrida foi muito difícil pra ele, mas eles terminaram a corrida e não foram os últimos, e isso os animou a prosseguir.
A história dos dois é inspiradora, pois eles se superam a cada passo que dão, e vemos como o amor é a força que precisamos em momentos difíceis. Eu fiquei super emocionada em diversas partes do livro!



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário