Viva para Contar
Autora: Lisa Gardner
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 480
Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.
Minha Opinião: A trama foi muito bem amarrada, com trocas de pontos de vistar entre Danielle Burton, D.D. Warren e Victoria.
Danielle Burton é a única sobrevivente de uma massacre, seu pai, matou a família e deu um tiro em sua própria cabeça, poupando apenas a pequena Dani. Já se passaram vinte e cinco anos, mas todos os anos, nesse mesmo período, Dani perde o controle aparente que tem sob suas emoções.
Victoria é uma bela mulher, tinha a família perfeita, marido e dois filhos, até que seu filho mais velho, Evan, começou a ter sérios problemas psiquiátricos. Seu marido saiu de casa com a filha para se protegerem e Victoria ficou para cuidar de Evan, já que ela se recusa a interná-lo em um hospital psiquiátrico.
D.D. Warren é uma detetive veterana, abdicou de sua vida particular para dedicar-se a resolver os casos que aparecem em sua mesa. Determinada, forte e sem meias palavras, ela vai até o fim da investigação para descobrir as conexões e os verdadeiros culpados. Ela é chamada para investigar o caso de uma família inteira que foi assassinada, aparentemente pelo chefe da família, que se matou após acabar com todos. Logo, outra família é exterminada da mesma forma e aparentemente sem ligação alguma com a primeira.
Um romance policial muito interessante. A Autora aborda um mundo totalmente inesperado, o das crianças com doenças mentais como autismo e esquizofrenia, dentre outras. Podemos vislumbrar os efeitos de maus tratos e abandono infantil, assim como a incompreensão dos adultos e algumas das muitas maneiras de lidar com essa realidade. Apesar disso, não houve a pretensão de uma abordagem técnica, apenas uma introdução que fará o leitor atentar para a existência de uma infinidade de doenças mentais que podem acometer uma criança e os muitos aspectos advindos de tais doenças.
Com um suspense instigante, Lisa Gardner, nos apresenta personagens humanos. Personagens com problemas e certezas comuns de qualquer ser humano, Danielle Burton é a melhor personagem com certeza, suas inseguranças a cerca de seu passado e como isso mexe com seu presente se parece muito com que as pessoas costumam agir.
0 comentários:
Postar um comentário