12 de janeiro de 2016

Arquivo X





Arquivo X
Criador: Chris Carter
Produtores: Chris Carter, RW Goodwin, Howard Gordon, Frank Spotnitz, Vince Gillian, John Shiban, Kim Manners, Glen Morgan, James Wong, Michelle MacLaren, Michael W. Watkins e David Greenwalt
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi e William B. Davis
Transmissão: 10 de Setembro de 1993 - 19 de Maio de 2002
Temporadas: 9


The X-Files (Arquivo X, no Brasil) foi uma série de televisão de ficção científica criada por Chris Carter nos anos 1990. Seriados de ficção científica foi muito explorado com Star Trek, Firefly, Babylon 5 entre outros, a série Arquivo X ganhou seu destaque ao apresentar protagonistas controversos do FBI que investigam casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais.

Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, principalmente por ter visto sua irmã sofrer abdução, sua parceira Dana Scully é uma médica cética que é designada para fazer análises científicas e desacreditar as descobertas de Mulder. Ao iniciarem suas buscas por eventos paranormais, ambos começam a descobrir mais do que acreditavam e uma conspiração do governo que está se mantendo em segredo.

Eventos paranormais seguiam desde o bicho papão até casos com o pé grande. A série colocava todos os tipos de crenças para os agentes investigarem e tiravam casos interessantes e alguns até divertidos pela dinâmica dos protagonistas.

A relação de Mulder e Scully começa como uma confiança de parceiros, evolui para uma amizade e termina com um romance. A parceria de Mulder e Scully é fantástica durante toda a série e principalmente quando descobrem a conspiração e só podem confiar em si próprios e em sua amizade que nasceu na descrença.

A mitologia da série são episódios focados em alienígenas que faziam Mulder chegar no seu limite para encontrar sua irmã e provar a conspiração do governo que esconde da população a existência e contato com esses seres. 

O pôster no escritório de Mulder com a frase I Want to Believe é um dos maiores arcos da série, pois traz dentro de apenas uma frase e uma imagem todo contexto da série.

Com frases marcantes como: I Want to Believe (Eu Quero Acreditar), The Truth Is Out There (A Verdade Está Lá Fora) e Trust No One (Não Confie em Ninguém) que fizeram o público amar ainda mais.

A série ficou tão famosa que derivou dois filmes: Arquivo X - O Filme (Lutando pelo Futuro) e Arquivo X - Eu Quero Acreditar. 

O impacto cultural da série é espantoso e o número de fãs também é alto que resultou para sair ainda esse ano uma minissérie de seis episódios.


PERSONAGENS


Fox Mulder (David Duchovny)



Ingressou na academia de treinamento do FBI em Quantico. Em 1988 foi designado para a Unidade de Crimes violentos (UCV), destacando-se em seu primeiro caso – a perseguição do perigoso assaltante de bancos, John Barnet. Trabalhava traçando os perfis dos criminosos. Atormentado com o desaparecimento de sua irmã mais nova Samantha Mulder,que ocorreu em 27 de novembro de 1973, fez quando jovem uma regressão hipnótica com o dr. Heitz, pela qual ficou convencido não só de que sua irmã fora abduzida por forças extraterrestres, mas também, que fora imobilizado por essas mesmas forças. Isso resultou numa mudança em sua carreira. Foi quando encontrou o denominado Arquivo X - casos inexplicáveis,que diziam respeito ao Paranormal - e resolveu dedicar-se a eles. É um agente competente e se destaca profissionalmente, mas possui crenças não convencionais e por isso recebeu o apelido de spooky -assombrado- Mulder.


Dana Scully (Gillian Anderson)

A agente especial Dana Scully não é somente uma médica legista, mas uma pessoa que acredita firmemente na razão, que pensa haver uma explicação científica por detrás de cada Arquivo-X. Contra a vontade dos pais, Scully foi da escola de medicina para Quantico, onde deu aulas por dois anos no centro de treinamentos do FBI. De lá foi designada para trabalhar com Fox Mulder e os Arquivos-X, com a forte implicação de ter que descreditá-los. Durante os anos que trabalharam juntos, sua confiança nos instintos de Mulder e seu respeito por sua integridade enfraquecem o seu ceticismo. Ela acredita num universo que se pode compreender através da ciência, o que é constantemente desafiado pelos casos que investiga com Mulder. Longe de ser uma espia trabalhando para os burocratas, boicotando o trabalho, Scully é uma parceira integralmente dedicada e concentrada em reunir as duras evidências que provarão que a verdade está lá fora.



Walter Skinner (Mitch Pileggi)


Diretor-assistente do FBI, Walter Sergei Skinner é o supervisor dos agentes Mulder e Scully.
Torna-se um aliado importante, sem o qual os agentes Mulder e Scully não teriam sobrevivido. 









Canceroso/ Homem Fumante (William B. Davis)


O Homem Fumante (algumas vezes chamado de Canceroso) é o principal antagonista da série. Ele atua como o arqui-inimigo do agente do FBI Fox Mulder. O Fumante é um homem poderoso que trabalha para os poderes estabelecidos, também sendo um dos membros chave de uma conspiração governamental conhecida apenas como o Sindicato, que está escondendo a verdade sobre a existência de alienígenas e seu plano para colonizar a Terra









←  Anterior Proxima  → Página inicial

9 comentários:

  1. Oi, Vanessa! Tudo bem? Eu nunca vi Arquivo X, mas vejo sempre o pessoal falando tão bem da série, que tenho vontade de vê-la! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente os novos episódios, Tony! Tenho certeza que vai gostar, vão ser apenas seis e se gostar aí vê os antigos.

      Excluir
  2. Nunca vi Arquivo X, mas tem uma série com uma premissa parecida: Fringe. Essa eu já vi os primeiros episódios, mas acabei não indo pra frente, não que seja ruim, mas eu fiquei sem tempo, dei prioridade pra outras...
    Enfim, adorei o post!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fringe usa mais viagem no tempo, né? Física quântica e tals, Arquivo X fica com paranormalidade e alienígena mesmo.

      Beijos

      Excluir
  3. Você viu que vai ter uma nova série de Arquivo X?? Estou louca esperando pela estreia, adoro séries assim!


    Beijos


    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Vi alguns episódios aleatórios desse seriado, nada que eu gostase muito, na verdade não sou de acompanhar esse tipo de seriado.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa.
    Eu era fanática por essa série quando era criança hehe. Não perdia nenhum episódio. Amava os casos diferentes que eles se metiam. E li alguns dos livros também e gostei bastante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Essa série faz sucesso! Não me recordo de nada, mas queria muito ver. Com certeza iria amar, pela temática em si. Gosto muito!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir