9 de junho de 2013

O Livro do Amanhã



O Livro do Amanhã
O Livro do Amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Onde Comprar: Submarino/Saraiva
Número de Páginas: 368
Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Minha Opinião: Cecelia Ahern é famosa pelo seu livro P.S. Eu Te Amo (já resenhado no blog, clique   aqui). Depois da história tocante da autora que foi adaptada para o cinema, ela apareceu com um livro que classificaríamos como juvenil nem por isso menos tocante ou que não passe uma lição.

Tamara é uma menina de 16 anos que acabou de perder o pai que cometeu suicídio. A história é contada em primeira pessoa pela própria personagem e ela deixa claro no começo do livro que ela não é boazinha, que é mimada, acostumada a ter tudo o que quer e principalmente sente prazer em humilhar as outras pessoas. Nossa raiva da personagem começa e termina aqui, pois vamos começando a compreender Tamara com os eventos que vão ocorrendo em sua vida.

A morte do pai deixou um grande buraco na personagem e em sua mãe, depois disso descobrem estar na miséria e são despejadas, restando apenas ir para a casa dos tios, Arthur e Rosaleen, que moram no interior onde fora uma guarita de um castelo em total ruínas. Tamara tem que aprender a se acostumar com a vida no campo, apesar de rebelde no começo, vamos percebendo como ela é objetiva e destemida tendo que enfrentar o luto da mãe que deixa de comer, conversar e fazer seu papel de mãe.

Tamara irritada com a situação e também perturbada pelo fato de seus tios apenas lhe oferecer comida e não ajuda, ela decide saber sobre a história do castelo em ruínas e então ela encontra um livro numa "biblioteca móvel" que passa pela cidade. Ela começa a se intrigar pelo livro que não possuí nem autor, além de estar trancado com um cadeado, recorrendo a ajuda da irmã Ignatus (só lendo para entender), elas descobrem uma maneira de abrir o livro e então encontram um livro com as páginas brancas.

Aos poucos, o livro vai revelando fatos de sua vida futura e ela percebe que pode mudar os seus erros antes que eles aconteçam.

Dar informação além disso é Spoiler. Tamara é uma personagem cativante, aquela que sabemos tudo sobre sua vida no começo do livro, mas ao decorrer das páginas vamos descobrindo sua personalidade e a autora trabalhou muito bem a narrativa e a evolução de conflitos dentro da história.

Cecelia Ahern conseguiu manter seu romantismo num livro juvenil e mostrar sobre como podemos reparar nossos erros. Mesmo que não exista um livro do amanhã, podemos pensar nele para arrumar um pedacinho da nossa vida.







←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    Estou mtooo curiosa para ler esse livro, estou roendo as unhas tamanha a ansiedade =D
    Da autora li P.S.Eu te Amo e embora O Livro do Amanhã seja destinado a um público juvenil, acredito que o encantamento da trama está exatamente no amadurecimento da protagonista.
    Quero mtooo ler *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Wow que história interessante! Adorei sua renha.
    Gosto de histórias assim, quem dera se pudéssemos ter um livro contando sobre o nosso futuro. Eu teria a chance de mudar muita coisa na minha vida!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um ótimo livro pra ler nessas férias hehe :D

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse já é mais um pra entrar na minha "pequena" listinha de compra rsrsrs

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir