9 de maio de 2013

Sonhe Mais



Sonhe Mais
Sonhe Mais
Autora: Jai Pausch
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 256
Onde Comprar: Submarino/Saraiva
Sinopse: Jai Pausch passou por um trauma: a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jay acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jay Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário — caso fraquejasse —, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos.
Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.
Sonhe Mais é referência para todos os que estão vivendo uma fase de transição e é leitura obrigatória para aqueles que passaram, ou estão passando, por um momento de dor.




Minha Opinião:  Sonhe Mais é um livro tocante, sensível, delicado, real e doloroso. Se recuperar depois de uma perda de alguém amado parece uma coisa quase impossível e realmente não conseguimos esquecer alguém, ela sempre permanece em nossas lembranças e é preciso continuar vivendo.

O livro não mais nada além de um relato. Se está procurando um livro com história romântica e diálogos marcantes, talvez, esse não seja o livro. Mesmo sendo um relato não há como se decepcionar com esse livro, por nenhum momento é deixado de transmitir emoções nos qual Jai (autora) conta sua história e sua visão dos seus sentimentos, interações com outras pessoas, tudo sobre a ótica da autora (lembra de comprar o lencinho para enxugar as lágrimas).

Jai Pausch é a viúva de de Randy Pausch, autor do livro A Lição Final. Sonhe mais fala sobre a vida, apesar de tocar profundamente na morte. Jai ensina que quando percebemos a morte nos damos conta do quão precioso é a vida. Vivemos a vida toda preocupados com bobagens e coisas fúteis, esquecemos o quanto a vida é frágil e que pode desfalecer rapidamente. 



Então a narrativa se inicia contando sobre o câncer de pâncreas de Randy e como isso prejudicou a vida de Jai. Com filhos, a casa e os afazeres, ela teve que abandonar tudo para cuidar de seu marido. Quem conhece casos de câncer olha por fora e quase sempre tenta achar triste, mas só quem está com câncer e a outra que tem que abandonar uma vida para cuidar dessa pessoa sabe o quanto essa jornada é desgastante para ambos.

Quando Randy morre as esperanças e crenças de Jai parecem morrer com ela. Mas aos poucos retomando a vida e sua rotina, ela vai começando a redescobrir a felicidade, claro que não é a antiga felicidade profunda que tinha com Randy ao seu lado, mas mesmo assim ela vai reencontrando um fio que a liga para as coisas preciosas da vida e uma nova visão sobre tudo.


Sonhe Mais é um livro profundo e tocante que nos faz perceber as mudanças drásticas da vida e que a felicidade é mais do que imaginamos. Que mesmo que um sonho morra, você pode construir um novo, tlvez, não seja como o antigo, mas pode ter uma força arrebatadora muito mais forte do que o antigo. Então vamos esquecer as mágoas, guardar as lembranças das pessoas amadas e acima de tudo ter fé. Sonhar Mais todos os dias, cada minutinho da nossa frágil vida.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

23 comentários:

  1. É um livro pra fazer você refletir sobre a vida, pelo visto. Apesar de não gostar de livros muito tristes, eu fiquei interessada pela história. Você fez uma ótima resenha!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li A lição final, por sinal, um livro maravilhoso e tocante, e sabendo que Sonhe mais foi escrito pela viuva do Randy Pausch, me deixou muito mais afim de ler, por se tratar de uma historia verdadeira, cheia de sentimentos, dor e superação, porque nao é facil superar a dor de perder alguem que amamos tanto! Preciso desse livro urgente, parabéns, a resenha ta linda! Bjão

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que nos fazem refletir sobre a vida, aqueles que mesmo depois que fechamos eles continuam na nossa mente, para mim significa que o livro é bom. Sou fã de dramas, então gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Parece que o livro tem um enredo bem forte, não é? Com certeza é daqueles que deixam lições de vida e nos fazem pensar mais nas atitudes que tomamos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!
    Ótima resenha a sua, conseguiu transmitir o tocante de uma narrativa que num primeiro momento poderia ser simplesmente o relato de um drama. Através de suas palavras consigo ver a reflexão dos momentos, as atitudes, a lição, os sentimentos e a importância da vida e da superação.
    Vlw a dica.
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Eu achei lindo e quero muito ler.
    Só agora o livro me despertou a curiosidade. Acho q vou gostar muito das lições desse livro!!!

    ResponderExcluir
  7. Alguém ai não gosta de livros tocantes?!
    Eu nunca vi ninguém que não goste.
    Tô tentando comprar ou ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de livros tão tristes, mas é sempre bom ler algo que nos faz refletir sobre a vida ;)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu amo livros assim. Parecem até que foram feitos para mim alguns deles, rsrs.
    Demais!

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de falaar que eu ganheei esse livro em um sorteio!
    Fiquei tão , mas tão feliz!
    Só estou esperando chegar agora :D

    ResponderExcluir
  11. O título é bem sugestivo mas não dá ideia do conteúdo do livro.

    ResponderExcluir
  12. Quando ouvi falar de Sonhe Mais pensei que era um livro de auto ajuda e nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  13. Tem fases da minha que eu evito os livros mais sentimentais, mas essa história parece ser muita bonita e cheia de belas lições.

    ResponderExcluir
  14. A capa, apesar de simples, me passa uma tranquilidade ... algo simples e belo, como as coisas realmente devem ser.

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros que tem a capa bem simples mas que passam um monte de sensações.
    Esse livro me passa muitas sensações e ainda mais essa frase na capa é bem chamativa.

    ResponderExcluir
  16. Acho que vou me identificar com o livro pelo fato de algumas perdas, mas não exatamente perda para sempre, mas perda momentânea.
    Espero gostar :)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. É um livro de superação, e é sempre bom ler um livro assim quando a gente não se sente muito bem com as coisas!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu também gosto de capas simples, mas desde que sejam bem sugestivas e essa capa é muito fofa!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Só uma coisa que acho é que esses livros que nos fazem refletir muito eles são de momentos. Assim, tem aqueles momentos que você está precisando de algum conselho ou algo assim e ai você abre o livro e se depara justamente com aquela resposta!
    Isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Eu espero não chorar com esse livro, é porque sou muito chorona kkkk
    Choro com qualquer livro tocante e com aqueles dramas.
    Não que seja um livro qualquer, por favor, rs.

    ResponderExcluir
  22. Algumas amigas me recomendaram o livro. Disseram que é bem intenso e te prender do começo ao fim!

    ResponderExcluir