6 de abril de 2013

Proteja-Me



Proteja-me
Proteja-Me
Autora: Juliette Fay
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 464
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Quatro meses após a morte do marido, JanieLaMarche continua tomada pela dor e pela raiva. Seu luto é interrompido, no entanto, pela chegada inesperada de um construtor com um contrato em mãos para a obra de uma varanda em sua casa. Surpresa, Janie descobre que a varanda era para ser um presente de seu marido — tornando-se, agora, seu último agrado para ela.
Conforme Janie permite, relutantemente, que a construção comece, ela se apega aos assuntos paralelos à sua tristeza: cuidando de seus dois filhos de forma violentamente protetora, ignorando amigos e família e se afundando em um sentimento de ira do qual não consegue se livrar. Mesmo assim, o isolamento autoimposto de Janie é quebrado por um grupo de intervenções inconvenientes: sua tia faladeira e possessiva, sua vizinha mandona, seu primo fofinho e até Tug, o empreiteiro.
Quando a varanda vai tomando forma, Janie descobre que o território desconhecido do futuro fica melhor com a ajuda dos outros. Até daqueles com os quais menos esperamos contar.

Minha Opinião:  Janie La Marche perdeu o marido Robby recentemente em um acidente e vem sofrendo muito com essa perda. Ela não consegue se conformar e a cada dia que passa fica pior. A única coisa que a motiva a continuar, são os filhos Dylan de 4 anos e Carly com poucos meses. Cada dia que se passa na trama percebemos que ela está mais desmotivada e sem forças e apesar disso a melancolia presente na personagem é de certa forma engraçada.

Janie transmite raiva de tudo e de todos e certos pensamentos dela sobre as pessoas e o mundo a sua volta são muitos convincentes com que as pessoas são, o que torna engraçado as pequenas coisas que nunca observemos e queremos falar para as pessoas ficam presentes na mente da personagem e se torna engraçado, envolvente e suave.

Você leu certo, suave. É a palavra certa para falar da obra de Juliette Fray. Em nenhum momento senti vontade de largar o livro sem melodramas exagerados a autora vai construindo uma personagem marcada pela dor e pela amargura da vida. Janie tem sua família e muitas outras pessoas que estão ao seu lado para lhe apoiar, mas a ferida e a cicatriz aberta em seu peito não se curou e apesar de seus pensamentos sempre serem negativos, suas ações e medos começam a refletir nas pessoas que estão à sua volta.

Antes de Robby morrer, ele contratou os serviços de um empreiteiro, para fazer uma varanda na frente de sua casa. O empreiteiro entra em sua vida sem maior valor para ela e aos poucos conforme avançamos na trama ele começa se tornar parte da cicatrização de Janie, assim como o padre Jake que a visita todas as sextas feiras e por menor que seja seus dois filhos também fazem parte de seu processo de cicatrização e a visão de que mesmo com os conflitos em seus sentimentos ela pode ser feliz novamente.

O livro intercala um pequeno "diário" que Janie escreve e seu cotidiano, acompanhamos suas angústias e sua visão sobre elas, sua maneira de pensar e de reagir ao apoio emocional que todos querem oferecer. A questão que vem na capa do livro é um resumo do que as pessoas fazem: Por que nos tornamos tão distantes quando mais precisamos de carinho? É assim que acompanhamos uma jornada que fala não só da recuperação de uma mulher que perdeu o marido, mas da evolução constante que pequenas coisas da vida podem nos tornar felizes o suficiente.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

8 comentários:

  1. Não tem "melodramas exagerados" ponto positivo para a trama, ;)
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, adorei ;)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem legal esse livro, essa temática de evolução do personagem após uma perda é bacana, nos inspira a evoluir também =D

    falandodetdmpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um livro meio drama que mostra superação né? Isso que entendi... Gosto de livros desse tipo :D

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ler livros que mostrem a realidade, o que realmente acontece com pessoas em algum momento da vida! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento esse livro me interessou, a julgar pela capa eu esperava um suspense, mas como você mesma disse, a resenha mostrou que é um livro suave, espero poder lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  7. Como pude perceber depois de ler a resenha, acho que o livro deve ser meio sem graça! Não é aquele livro que você ama, mas também não odeia!
    Não me chamou muita atenção!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bem tocante. E também uma leitura mais pesada. Não é aqueles romances que você lê em um dia, esse precisa de mais atenção.

    ResponderExcluir