16 de março de 2013

Dragões de Éter: Círculos de Chuva



Dragões de Éter: Círculos de Chuva
Dragões de Éter: Círculos de Chuva
Autor: Raphael Draccon
Editora Leya
Número de Páginas: 536
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo Rei e vive a esperada Era Nova. Coisas estranhas, entretanto, nunca param de acontecer... Dois irmãos sobreviventes a uma ligação com antigos laços de magia negra descobrem que laços dessa natureza não se rompem tão facilmente e cobram partes da alma como preço. Uma sociedade secreta renascida com um exército de órfãos resolve seguir em frente em um plano com tudo para dar errado em busca do maior tesouro já enterrado, sem saber o quanto isso pode mudar a humanidade. O último príncipe de Arzallum viaja para um casamento forçado em uma terra que ele nem mesmo sabe se é possível existir, disposto a realizar um feito que ele não sabe se é possível realizar. Uma adolescente desperta em iniciações espirituais descobre-se uma mediadora com forças além do imaginário. E um menino de cinco anos escala uma maldita árvore que o leva aos Reinos Superiores, ferindo tratados políticos, e dando início à Primeira Guerra Mundial de Nova Ether. 


Minha Opinião: Esse é o livro final da trilogia Dragões de Éter e apesar do autor deixar claro que terá um quarto livro ele também disse que esse volume fecha um ciclo da vida dos personagens. Bem, depois da caçada de bruxas, um torneio de pugilismo, o que esperar do terceiro volume?

Em Dragões de Éter: Círculos de Chuva encontramos a Primeira Guerra Mundial de Nova Ether, personagens mais maduros e uma grande reflexão sobre guerra, esperança, amor, amizade. O último livro resume bem o que já tinha lido em outras resenhas, Raphael Draccon focou sua narrativa na guerra. Mas o diferencial aqui é que ele mostrou como a guerra afetou de diferentes modos a vida de cada pessoa (menos Snail e Liriel, mas isso é outra história) que conhecemos nos outros livros.

A profundidade de Axel Terra Branford é muito explorada, apesar das poucas vezes que a narrativa se foca nele, podemos notar que a jornada transformou aquele jovem que aprendemos a amar em Caçadores de Bruxas, ele está numa evolução constante e Axel é sim um dos personagens mais bem trabalhados da trama.

Falando de personagens João Hanson que parece apenas um menino no primeiro livro acaba de se tornar um homem, ele está maduro e com uma visão diferente do mundo, de sua família e até mesmo de sua "noiva" Ariane Narin (que é uma personagem muito carismática). Entrando nesse trama de falar de personagens temos Maria se recuperando das dores do coração, conhecendo que quando um amor acaba é possível ser feliz novamente, porque sempre existirá alguém que nos ame.

As metáforas introduzidas nesse livro pode ser entendida de várias formas, cada um pode tirar sua própria conclusão e entender o que cada personagem se transformou. Cada um deles tem um papel essencial em sua própria jornada de vida e evolução. Os temas como morte, guerra, dor, amor são assuntos constante nos livros e demonstra ainda mais como várias emoções e coisas que acontecem afetam toda uma vida ou apenas um modo de ver que uma pessoa tem.

As batalhas estão mais sangrentas, justamente por se falar de uma guerra e mesmo assim ela não chega ao ponto de largarmos os livros, existe várias metáforas espalhadas nessa guerra sobre o ser humano e sobre seu próprio ato de guerrear um com o outro.

As referências aqui são ainda mais graciosas e não posso me esquecer que apesar de ter influência de Final Fantasy acredito e muito que a poética de Draccon vai muito além das metáforas existentes no jogo, pois apesar do tom sombrio e poético do jogo e suas várias lições, Raphael Draccon trouxe em sua narrativa e personagens a verdadeira questão da alma que aflige cada coração humano, seja pela morte, pela dor ou pelo amor os diferentes corações que habitam a terra estão sempre a procura da paz.

Uma leitura mais do que recomendada é plenamente exigida que se conheça a saga desses personagens e suas aventuras em busca de si mesmo.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

8 comentários:

  1. Não é o tipo de leitura que procuro no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai se encantar e falo mais ainda que pensei a mesma coisa quando comprei e hoje me arrependo não conhecer essa saga antes :)

      Excluir
  2. Tenho vontade de ler a saga, já li muitas resenhas e vi que é o estilo de leitura que me agrada muito.
    Ele já está na minha listinha a um bom tempo, só esperando a combinação de promoção no submarino + dinheiro na carteira pra comprar rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo, rsrsrs. Dinheiro é um problema sério de leitor, não me imagino em uma livraria sem dinheiro.

      Excluir
  3. Ainda não li.
    Tenho muita vontade de ler essa saga... falam muito bem dela e aborda um tema que me interessa.
    Esperando a oportunidade =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca a oportunidade de se encantar com os personagens e essa história cheia de poesia e metáforas que tocam a alma.

      Excluir
  4. É muito bom ter um carinho por uma obra que não faz parte dos rol das modas literárias estrangeiras. Sou fã da série e do autor também. XD
    O que mais gosto nos livros são os personagens, as metáforas e a escrita poética que o Draccon consegue introduzir na história. Estou na expectativa pelo quarto livro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Raphael Draccon tem uma poesia entre as palavras e essa saga mexe com as pessoas em todos os sentidos é difícil explicar. :)

      Excluir