4 de janeiro de 2012

Os Autores Fantásticos da Tijuca




Confira a reportagem feita pelo Jornal "O Globo" sobre Raphael Draccon:

O TIJUCANO Raphael Draccon é sucesso de vendas e lança mais um livro este ano: “Espíritos de gelo”
Na hora de escolher entre o jornalismo e a literatura, o gosto pela fantasia falou mais alto. Depois de passar por jornais e empresas de assessoria de imprensa, o escritor Leonardo Schabbach abandonou a rigidez dos fatos e resolveu investir na história de um garoto que deseja se transformar em um combatente medieval. No início de novembro, lançou “O código dos cavaleiros”, seu primeiro livro de ficção. Além de escritor, Schabbach também é empresário: a obra foi publicada pela Mutuus Editora, que ele criou com o designer Henrique Abrantes, sócio e amigo de infância. Nos tempos de colégio, os dois já conversavam sobre a ideia de tocarem um negócio juntos. Aliando as habilidades de Schabbach com as palavras e de Abrantes com as criações gráficas, a editora saiu do papel em março deste ano.
A dupla não é a única representante da literatura fantástica na Tijuca. Sob a inspiração de autores como J.R.R Tolkien, de “Senhor dos anéis”, Raphael Draccon é outra jovem aposta do mercado editorial.
Ele acabou de voltar de uma turnê pelo Brasil, divulgando a trilogia “Dragões de éter”, que vendeu mais de 70 mil cópias desde o lançamento. No site de vendas Submarino, o box com os três exemplares está na lista dos mais desejados.
Agora, Draccon comemora o mais novo livro, pela editora Leya. “Espírito de gelo” é baseado num mito urbano de terror.
— Estou feliz por abrir espaço para escritores de literatura fantástica no Brasil. Meus livros estão vendendo muito bem. Isso era quase uma utopia há alguns anos. Em 2011, meus livros ganharam a Europa e foram lançados em Portugal. É um momento literalmente mágico — brinca ele.
O jovem é apaixonado por artes marciais e cinema. Adora Bruce Lee e, por conta do ídolo, também quis escrever roteiros para as telas. O que lhe rendeu aos 20 anos, um Prêmio de Mérito da American Screenwriters Association (ASA) por seu primeiro roteiro de longa-metragem, escrito durante a faculdade, o drama sobrenatural “In your hands”. O roteiro foi entregue por Stuart Manashil, da Creative Artist Agency (CAA), a Will Smith.
Já Schabbach, que não conta com a estrutura de uma grande editora, aposta na internet para divulgar seus projetos editoriais.
— Existe um grande número de blogs influentes. O objetivo da Mutuus é aproveitar esse gancho e publicar histórias que agradem à geração da internet — conta o escritor, de 24 anos.
Desde a criação da editora, as preocupações de Schabbach incluem também a seleção dos livros que vão ser publicados. Já recebeu cerca de 400 originais e garante que encontra tempo para analisar todos.
— Já recebi materiais muito bons. Mas a nossa rotina é bastante puxada. Agora estamos cuidando da distribuição dos livros e já conseguimos um espaço nas livrarias Saraiva, Galileu e Cultura — revela.
Outro personagem ilustre que aposta na escrita é Mario Vitor Rodrigues, neto do dramaturgo Nelson Rodrigues. Morador da Tijuca, acabou de lançar seu primeiro livro, que conta a história de sete jovens propostos a vivenciar a fundo os pecados capitais. “Absolvidos” é um romance que aborda temas como tragédia, depressão, prazer, paixão, vingança e vergonha.
— Poucos notam como o tempo passa. O grande problema é que, ao nos darmos conta, entramos em pânico. Meu livro tenta abordar essa fantasia real que é a vida — diz Rodrigues.
A criatividade dos tijucanos está em alta. Entre cavaleiros, dragões e pecados, a literatura tomou conta do bairro.




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário