13 de outubro de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta



Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Autora: J.K. Rowling
Editora Rocco
Número de Páginas: 287
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante. 

Minha Opinião: Após um ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não era de se estranhar o descontentamento de Harry ao passar as férias de verão em companhia de sua família trouxa (termo usado por Rowling para definir os humanos sem habilidades mágicas). Os tios se mostraram tão mesquinhos quanto seria possível, ignorando completamente a presença do garoto e trancando qualquer vestígio de sua estadia em Hogwarts. Até mesmo sua distração predileta, atormentar seu primo corpulento e arrogante, ao murmurar palavras sem sentido perdera a graça com o passar do tempo. 
Contudo, depois de receber um estranho aviso sobre terríveis acontecimentos que se desenrolariam em Hogwarts, estragar um importante jantar de negócios dos tios e ser resgatado em um carro voador pelo seu melhor amigo, Rony Weasley, Harry se vê inserido novamente no fantástico mundo da magia criado por Rowling.
Assim começa Harry Potter e a Câmara Secreta, livro escrito por J.K. Rowling e lançado no Brasil em 2000 pela Editora Rocco. Nele, todos os elementos que fizeram do primeiro livro da série um grande sucesso estão de volta: O castelo de Hogwarts com seus fantasmas e suas passagens secretas, as aulas, o correio trazido por corujas, os banquetes no salão principal, as horas vagas na sala comunal, as visitas a Hagrid em sua cabana na orla da Floresta Proibida situada nas terras da escola, o quadribol e como não poderia faltar, um mistério que irá envolver todos os habitantes do castelo.
Os estranhos ataques aos alunos nascidos trouxas são o fio de condução da nova aventura de Harry e, acompanhado de seus dois melhores amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, ele tentará solucionar o mistério por trás da reabertura da Câmara Secreta, um antigo cômodo construído em Hogwarts por um de seus fundadores, Salazar Slytherin, com o objetivo selar o monstro que expulsaria os alunos nascidos em famílias sem descendência bruxa, restringindo o ensino da magia aos bruxos de sangue puro.
Não vai ser fácil para Harry apanhar o herdeiro de Slytherin. Sua lista de suspeitos é bem restrita, passando de inimigos declarados a um amigo querido. E chegando até a ele mesmo, devido a suas proezas de sempre estar no lugar errado na hora errada, além de estranhos dons e coincidências que o identificam cada vez mais com o Fundador da Sonserina.
A narrativa de Rowling, sempre focada nos acontecimentos em torno de Harry continua incrível. Este por sua vez parece mais situado a escola. Os laços construídos no primeiro livro ganham força na Câmara Secreta, assim também como as inimizades. O cotidiano em Hogwarts continua interessante. Até mesmo as perseguições do rabugento professor de poções, Severo Snape, aos alunos de Grifinória, ganha uma ar divertido diante do humor caustico de Harry e Rony. Quem não leu o primeiro livro da série não se sentirá perdido ao ler a Câmara Secreta. Oportunamente a autora lança informações que situam o leitor acerca de fatos do livro anterior. Nesse caso perde-se apenas a narrativa da Pedra Filosofal.
Em resumo, Harry Potter e a Câmara Secreta é um livro bastante divertido e rápido de se ler. A trama em si começa a aprofundar-se em assuntos mais interessantes, e de maneira leve e genial temas como amizade, preconceito, intolerância e jogos de poder são abordados. O final mais uma vez não deixa nada a dever, encerrando de forma inesperada mais uma aventura do jovem bruxo Harry Potter.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário