4 de julho de 2011

O Caçador de Pipas





O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Número de Páginas: 365
Editora Nova Fronteira
Onde Comprar: SaraivaSubmarino
Sinopse: O Caçador de Pipas conta a história de Amir, um afegão há muito imigrado nos Estados Unidos, que se vê obrigado a acertar as contas com o passado e retorna a seu país de origem. O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos.

Na Cabul pré-invasão soviética, ocorrida em 1978, Amir tem a infância de um garoto de família abastada e bem relacionada politicamente. Suas relações familiares são tênues — a mãe está morta e o pai não é dado a demonstrações de afeto. Seu principal elo afetivo é Hassan, apenas um ano mais novo, que, se não fosse o fato de pertencer a uma outra etnia e ser condenado ao papel de criado, poderia ser definido como seu melhor amigo. Enquanto Hassan dedica a Amir uma devoção incondicional, Amir muitas vezes o usa como se fosse um brinquedo a mais e não o poupa de pequenas maldades.

No entanto, o grande pecado que perseguirá Amir até a idade adulta não se originou de uma ação cometida por ele próprio, mas de sua omissão e covardia para com Hassan. O episódio dá início a uma série de tormentos que se abaterá tanto sobre os personagens principais, quanto sobre o próprio Afeganistão.

De uma hora para outra, Amir e seu até então poderoso pai se vêem obrigados a imigrar para os Estados Unidos, deixando para trás uma vida de luxos para arriscar um recomeço a salvo dos invasores, ainda que sujeitos às humilhações reservadas aos imigrantes pobres: inadaptação cultural, subemprego etc. Anos mais tarde, já adaptado à vida nos Estados Unidos, casado, com sucesso na carreira literária, Amir, que nunca se livrou da culpa em relação a Hassan, tem a chance de retornar ao Afeganistão para remir seus erros de juventude e, desta vez, fazer a coisa certa.

Minha Opinião: O Caçador de Pipas, foi um dos melhores livros que já li na vida. Uma leitura fácil. Fala da amizade, Amir realmente foi um garoto especial de certa forma, mais Hassan me conquistou, ele era o amigo que no mundo de hoje não existe. Ele perdoou, uma das coisas mais difíceis neste mundo.
A vida é tão complexa, e nesse livro  soa tão mais difícil, isso parece feliz!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário