24 de setembro de 2015

Apenas Um Ano



Apenas Um Ano
Autora: Gayle Forman
Editora Novo Conceito
Número de Páginas: 352
Onde Comprar: Saraiva/Submarino
Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.



Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.


Minha Opinião: Quando terminei de ler Apenas Um Dia fiquei imaginando possíveis finais para aquela história. Criei uma forte ligação com a protagonistas e fiz várias questões sobre o que a autora realmente quis abordar e então a editora Novo Conceito anunciou o lançamento de sua continuação e eu me questionei se a história poderia ficar melhor. Quer a resposta? Sim!

Depois dos acontecimentos de Apenas Um Dia somos apresentados há uma continuação contada por Willem. Exatamente 24 horas depois do final do primeiro livro acompanhamos Willem no hospital enquanto sua memória está perdida e ele está muito ferido tentando se lembrar o compromisso que tinha, com quem e aonde.

Willem é jovem e não consegue manter laços em nenhum lugar mesmo que viaje com mais frequência do que muitas pessoas conseguiriam. Ele está sempre em busca de novas descobertas e a procura de um motivo para continuar vivendo e sonhando. Quando descobre um grande motivo ele acaba por perder e durante a leitura acompanhamos Willem à procura de Allyson, na qual ele apelidou de Lulu e não faz ideia do nome da garota e nem em qual lugar ele pode encontrá-la.

Nos capítulos que seguem essa narrativa vamos acompanhando a vida de Willem por um ano e posso dizer que mesmo de ter lido 4 livros de Gayle Forman, Willem é o personagem mais complexo que a autora já escreveu. Simplesmente é impossível não se apaixonar pelo rapaz sorridente, ator e safado. Embora sejam essas as características que as pessoas enxergam, Willem carrega uma grande mágoa e utiliza de sua perspicácia e sedução para esconde-la. 

Um dos pontos mais altos da trama é acompanhar as viagens e descobrir um pouco mais sobre a família do protagonista. Em Apenas Um Ano passamos por diversos cenários, vamos descobrindo aos poucos os relacionamento familiares de Willem e sua incrível dificuldade de realmente se conectar com alguém e acima de tudo vamos acompanhando sua jornada para descobrir aonde foi parar a garota de cabelos curtos que lhe deu um excelente dia em Paris.

A Editora Novo Conceito também caprichou na diagramação do livro que está fantástica e a capa contendo fotos que se conectam de fatos importantes do livro também está muito bem produzida e passa um ar de turismo ao livro. Não posso deixar de destacar o excelente trabalho na tradução, durante a leitura não encontrei nenhuma frase desconexa e nenhum erro de digitação, as letras possuem um tamanho médio que não incomoda e facilita a leitura.

A trama é bem amarrada e todos os personagens possuem personalidades marcantes, Gayle Forman criou mais um livro fantástico sobre pessoas, sobre questões que permeiam o amor e a sociedade. Seu livro Apenas Um Ano é tão bem contado e detalhado que é impossível não se apaixonar pela história de Willem e sua busca por uma garota, por um amanhã melhor.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu gostei ainda mais desse livro do que do seu antecessor. Exatamente por causa das viagens. Eu fui seca achando que era uma continuação e fiquei um pouco decepcionada em ver que não era, mas conforme fui lendo, fui amando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Todas as resenhas que leio desse livro destacam o Willem. Ainda assim não pretendo ler, pois o único livro que li da autora (Se eu ficar) não foi uma boa experiência.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir